Essa é a única sessão do site da Hits em que você confere tudo sobre as rádios AM e FM.

Notícias retiradas do site: http://www.tudoradio.com/img/layout/logo.jpg
____________________________________________________

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Exclusivo: Nativa estréia em Ribeirão no inicio de junho

A Nativa FM está praticamente com os dois pés em Ribeirão Preto. A data de estréia da rede sertaneja na região está marcada para acontecer no próximo dia 3 de junho, próxima quarta-feira. É a primeira vez que a Nativa passará a operar na região de Ribeirão Preto, um dos principais mercados do interior do país.

Com sede em São Paulo, a Nativa é atualmente a segunda colocada geral em audiência e passou grande parte do ano de 2008 como líder (dados do Instituto Ibope), além de ser eleita pela revista Veja São Paulo como a rádio que tem a cara da capital paulista. Além do sucesso em território paulistano, a Nativa conta com duas emissoras próprias no interior do estado: São José dos Campos (97.5 FM) e São José do Rio Preto (102.1 FM).

Apesar de todos esses fatores positivos, eles não serão garantia de sucesso para a nova emissora da Nativa. Em Ribeirão e região a rede vai encontrar concorrentes bem estruturadas como Clube FM 100.5 e Mega FM 92.3, além das concorrentes diretas (programação sertaneja) como Conquista FM 97.7 e 106 FM 106.7. Mesmo assim a estréia da Nativa em 104.3 FM (ocupando a frequência da Sertão FM de Sertãozinho) é vista com bons olhos pelo mercado do interior.

Em breve mais informações sobre a Nativa em Ribeirão Preto.

http://imagem.band.com.br/CNT_EXT_123285.jpg

Classic Hits mudará de frequência em cerca de 90 dias

Como já noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio.com, a Classic Hits FM 104.1 da região de Catanduva vai mudar de frequência. A previsão da mudança gira em torno de aproximadamente 90 dias, tempo previsto para a conclusão da instalação do novo sistema irradiante da afiliada da rede adulta paulista.

Atualmente a Classic Hits opera com baixa potência em uma área considerada ruim para a propagação do sinal da rádio. A concessão é do município de Ibirá, localizado entre Catanduva e São José do Rio Preto. A nova torre terá o dobro da altura da estrutura atual e está sendo instalada na divisa dos municípios de Ibirá e Uchoa, as margens da Rodovia Washington Luiz (SP-310).

A emissora será cerca de dez vezes mais potente do que é hoje e deverá atingir com qualidade todo o município de Catanduva, além de atingir São José do Rio Preto, uma das principais praças do interior do país. A Classic Hits vai operar em 106.3 FM, canal vago na região.

Em breve mais informações sobre as alterações na Classic Hits da região de Catanduva, interior paulista.

http://www.lyngsat-logo.com/logo/radio/rr/rede_classic_pan.jpg

Transamérica realiza ação através do Transmobile Clube

O Transmobile Clube, um serviço de conteúdos exclusivos e promoções interativas para celular, e a banda ID-3 vão premiar dois assinantes com uma moto de 125 cilindradas e um IpodTouch de 8GB. O serviço é mais uma marca atrelada a Rede Transamérica, com sede em São Paulo (100.1 FM).

Para assinar o serviço, o usuário deve enviar uma mensagem com a palavra POP para 49525 pelo valor de R$ 4,99 e baixar dois conteúdos. Depois do cadastro, é só responder a um quiz de quatro perguntas para ingressar na promoção.

A cada mês, o Transmobile Clube vai distribuir brindes para os usuários do que participam da promoção. Quem assinar o serviço até o dia 30 de junho concorre a moto de 125 cc e ao IPodTouch de 8GB. O vencedor será conhecido no dia 1º de julho no site www.transanet.com.br.

O Transmobile Clube é o novo canal de relacionamento da Rede Transamérica de Comunicação e foi criado em parceria com a Runthered do Brasil. Com o produto, a emissora pretende reforçar seu branding junto ao público-alvo e incentivar a interatividade dos ouvintes.

http://www.geracaoskim.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/05/logo_transamerica.jpg

Band FM completa 12 anos em Florianópolis

A Band FM 96.1 de Florianópolis está de aniversário. A emissora foi inaugurada em 1997 na capital catarinense e possui uma trajetória no mínimo interessante, sendo líder geral de audiência por muitos anos. Para comemorar o feito a afiliada da rede paulista preparou uma série de eventos em Florianópolis.

Durante essa semana ouvintes e artistas nacionais participam da grade da rádio catarinense. Além disso a Band FM preparou uma série de ações, como promoções, shows nacionais da música popular, entre outros eventos. Todo esse planejamento está sendo executado desde o início do mês de maio.

A Band FM é uma marca extremamente forte em Santa Catarina. Além da emissora da capital, a rede paulista conta com outras retransmissoras importantes, sendo que algumas delas já possuem mais de 10 anos de participação em seus mercados. A rádio está presente em Blumenau (95.9 FM), Itajaí (92.9 FM), Criciúma (89.1 FM), Tubarão (98.9 FM), Lages (94.3 FM), Canoinhas (105.1 FM) e Joaçaba (97.3 FM).

http://audienciaonline.files.wordpress.com/2009/02/band20fm20sem20dial.jpg

Exclusivo: Clube FM será a próxima no IPhone

A Aliás Móbile (www.aliasmobile.com.br) e a UPX (www.upx.com.br) anunciam que um dos próximos aplicativos de rádio para aparelhos IPhone e ITouch será da Clube FM 100.5, emissora eclética de Ribeirão Preto. A Clube será a primeira rádio do interior paulista a aderir esse novo formato de transmissão de programação de rádio.

Qualquer pessoa que possui um aparelho IPhone e ITouch poderá ouvir a programação da Clube FM, independente de sua localização (desde que exista sinal 3G ou EDGE. Recomendável rede wii-fi). Também é possível ouvir a programação de rádios que estão ao vivo via internet através de outros aparelhos celulares. Basta fazer uso de aplicativos que possuem essa finalidade, com a opção de inserir o endereço de áudio da emissora no aparelho móvel.

A Clube FM é atualmente a líder geral de audiência em Ribeirão Preto (segundo o Instituto Ibope), sendo uma das principais referências radiofônicas do interior do país. Pertence ao mesmo grupo que controla a sertaneja 106 FM 106.7, TV Clube (afiliada TV Bandeirantes) e Clube AM.

Confira mais sobre essa tecnologia clicando aqui

http://globpt.com/wp-content/uploads/2009/01/iphone3g1.jpg

Exclusivo: Tropical FM mudará nome fantasia para Rádio T

A Tropical FM 99.9 de Ponta Grossa, uma das emissoras mais potentes do interior do país, realizará mudanças artísticas importantes. A rádio é a cabeça de uma rede estadual com emissoras espalhadas por várias regiões estratégicas do Paraná e nos próximos meses estará inaugurando uma FM em Curitiba, fato que impôs mudanças à Tropical.

Com a finalidade de brigar no mercado das rádios populares de Curitiba, praça que contém FMs competitivas, a Tropical FM passará por reformulações. Novas produções de vinhetas entrarão no ar para fixar a nova identidade artística da rede estadual. “Rádio T” será o nome fantasia que será adotado pela FM. Na capital paranaense a Tropical vai operar em 106.9 FM, nova concessão com origem em Pinhais.

O site da Tropical FM também está passando por mudanças e deverá estrear uma nova versão nos próximos meses. Uma das principais curiosidades que envolvem a Tropical é a afiliada de Mamborê, cidade localizada entre Campo Mourão e Cascavel. A emissora possui uma das maiores áreas de cobertura entre FMs do estado, ajudada pela topografia local, independente de possuir uma baixa potência de operação.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Previsão: Estréia da Mix “encorpa” o rádio pernambucano

A Mix FM 103.1 do Recife vai estrear suas operações na próxima segunda-feira, dia 1º de junho. Esse fato foi amplamente noticiado com exclusividade pelo Tudo Rádio.com, porém é importante ressaltar que tal inauguração fortalece como um todo o rádio Pernambucano, “encorpando” o segmento jovem e aumenta a disputa pelo mercado local.

Assim como a manutenção e investimentos por parte da Jovem Pan 2 FM 95.9, a Mix em 103.1 FM amplia a disputa pelo mercado jovem, podendo aumentar a participação desse segmento no bolo publicitário do Recife. Se houver uma concorrência sadia, como já acontece em outras praças importantes, tanto a Mix como a Jovem Pan 2 poderão se fortalecer mais perante as demais FMs do Recife e a Transamérica Pop FM 92.7 ainda pode pegar carona.

A disputa não deverá apenas movimentar o segmento jovem, mas também outras linhas de programação, especialmente o popular. Existe uma pequena tendência de que alguns ouvintes das faixas etárias mais jovens que estão sintonizados com as populares passem a ouvir mais as FMs jovens.

Mais uma rádio comercial com marca importante também é uma vantagem para o mercado radiofônico pernambucano, o qual se fortaleceu e chamou a atenção nacionalmente com a estréia da Jovem Pan 2 em 95.9 FM. No público jovem é importante salientar que a Transamérica do Recife é uma emissora própria da rede, sendo também mais um ponto positivo para o mercado.

A nova emissora do Recife estréia em poucos dias. Acompanhe em breve mais detalhes sobre as mudanças no dial pernambucano, inclusive da volta da Sucesso FM através de outra frequência.

http://ajaxnet.net/Mix%20FM%201063.gif

Tupi surpreende e anuncia futebol em 96,5 FM

A Rádio Tupi AM 1280 do Rio de Janeiro anuncia a transmissão de Vasco x Corínthians pela Nativa FM 96.5. Calma! A Nativa FM ainda não está entrando de vez para o futebol. É o avant-première das transmissões da Tupi em FM 96.5. O anúncio aconteceu nesta terça-feira após a Rádio Globo anunciar a volta da união com a CBN nas transmissões esportivas.

A narração da partida será de Luiz Penido, os comentários de Jorge Nunes, o plantão esportivo de Vinicius Gama e a participação dos super craques da Tupi: Wagner Menezes, Eugênio Leal, Marco Vasconcelos, Marcus Vinícius e Ricardo Heizer.

O internauta pode acompanhar acessando o site http://www.tupi.am/ ou http://www.radioglobo.com.br/.

A Rádio Globo AM 1220, conforme noticiado no site TudoRadio.com anunciou para sábado dia 30, as transmissões conjuntas com a CBN, tendo assim três frequencias: 92.5 FM, AM 860 e AM 1220.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMcBZp1Mx7F13E0JTRi_dqwqoKJ2SsXhlX1nKquJfYokwjoNOHUoApIJFe9adeXM9UKNqW8G0QBXqMjCvUSzrnOD4MWnj4jkKg50vSp0vXS4FATT-x-fQSUiMXohIszQMW3MbWtXWqOmI/s320/Tupi+AM+RJ.jpg

Nossa Rádio segue expandindo sua rede

A Nossa Rádio, rede evangélica com sede em São Paulo, continua seu plano de expansão pelo país, conquistando emissoras em praças distintas. Uma das últimas aquisições da rede paulista foi uma retransmissora de Salvador, rádio que opera em 105.9 FM. A emissora está no ar desde o mês passado na capital baiana.

Outra aquisição do grupo que controla a programação da Nossa Rádio foi em Frutal, cidade de cerca de 50 mil habitantes, localizada no Triângulo Mineiro. Na cidade mineira a rádio paulista está transmitindo sua programação através de uma nova concessão, operando em 98.5 FM. Frutal já contava com outras duas rádios em FM.

Além de Frutal, Minas Gerais já recebia o sinal da Nossa Rádio através da capital do estado. Uma das primeiras emissoras da rede foi a 97.3 FM de Belo Horizonte, anteriormente conhecida como Grande BH, rádio eclética que foi extinta. Em São Paulo a Nossa Rádio opera em 91.3 FM e recentemente a rede retomou suas operações no Rio de Janeiro, ocupando novamente o lugar da adulta Nova Brasil FM, em 89.3 FM.

Exclusivo: Antena 1 do Rio de Janeiro anuncia trabalhos como webrádio após saída dos 103.7

A Antena 1 FM 103.7 do Rio de Janeiro deixará o dial carioca nos próximos dias para ceder espaço para a popular Nativa FM 96.5, rádio que por sua vez permitirá a estréia da Super Tupi AM 1280 no dial FM. A situação pode parecer complicada, porém a trajetória da Antena 1 carioca será igual as demais rádios do Rio que deixaram o dial FM.

Segundo informações locais a emissora está anunciando que continuará suas operações como uma webrádio, sendo a terceira rádio carioca que segue esse caminho. A primeira foi a Globo FM que deixou os 92.5 FM (atual CBN) e segue até hoje como rádio on-line e canal de áudio em TVs por assinatura. A Cidade FM 102.9 (atual Oi FM) deu origem a Cidade Web Rádio, emissora que está disponível também no IPhone (clique aqui).

É uma notícia que não chega a ser boa para os ouvintes da Antena 1, porém serve de alento. A emissora segue existindo, apesar de ficar ausente do grande público, já que uma rádio on-line possui privações que uma emissora convencional não tem.

O portal da Antena 1 do Rio sofrerá reformulações para iniciar essa nova fase.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDiZgcprQOva10LQuJJQkH0Dw-v3Is3Zy2tkzbLj9UrzLsMwv2aGGBs0L9hG_QVdJzOdF0a4EaTs1jTx6l8N_yEBDo_XWDTBw35LltB5dFT6P2ti4f8T26T29R3xAAOPCL3pRR7tV66A8/s200/radio_antena1.jpg

Metropolitana segue fora do ar em Santa Catarina

A Metropolitana FM 102.1 de Itajaí continua fora do ar, completando mais de três semanas nessa situação. Uma questão judicial que envolve os gestores locais está impossibilitando o trabalho da rede paulista em um dos mercados mais disputados pelo segmento jovem no país. Ainda não existe nenhuma previsão oficial de retomada dos trabalhos.

Nos últimos dias a rádio permaneceu grande parte do tempo muda, oscilando entre ausência total de sinal e uma emissão relativamente mais baixa que o normal. Nas últimas horas executou uma sequência de músicas do gênero pop, porém sem chamadas ou locuções, voltando a ficar muda no domingo (dia 24). Essa situação deverá persistir nos próximos dias.

O Vale do Itajaí é um dos mercados mais desejados pelas redes nacionais, sendo considerado ao lado de Curitiba uma espécie de “porta de entrada” para todo o resto do sul do Brasil, principalmente pelo potencial turístico. É por isso que a região conta com todas as redes jovens nacionais (Jovem Pan 2 em 94.1 FM de Itajaí, Mix em 106.3 FM de Blumenau e 88.5 FM de Bombinhas, Transamérica Pop em 99.7 FM, além da Metropolitana). A Band FM também está na região com duas afiliadas (92.9 FM de Itajaí e 95.9 FM de Blumenau) e a Antena 1 em 96.5 FM de Blumenau.

http://www.propmark.com.br/publique/media/30metropolitana.jpg

terça-feira, 26 de maio de 2009

Exclusivo: Rádio Brasil e 89 FM disponíveis no IPhone

Durante a madrugada dessa terça-feira, dia 26 de maio, os aplicativos de duas emissoras voltadas ao segmento jovem foram publicados pela Apple na loja da Apple Store no programa ITunes. Agora é possível ouvir a 89 FM 89.1 de São Paulo e a Rádio Brasil através de aplicativos exclusivos para IPhone e ITouch, atualmente os aparelhos portáteis mais desejados do mercado.

O aplicativo da Brasil (emissora ligada ao Tudo Rádio.com) foi desenvolvido pela Aliás Móbile (www.aliasmobile.com.br) em parceria com a UPX (www.upx.com.br). Através dessa ferramenta é possível ouvir o som da Brasil em qualquer canto do planeta. O diferencial do aplicativo é um sistema inteligente que alterna a banda de transmissão. Em conexões mais rápidas (wirelles) é possível ouvir a rádio com qualidade 128kbps de áudio. Na rede 3G e EDGE o aparelho troca automaticamente para a opção de 64kbps.

Já o aplicativo da 89 FM apresenta outros diferenciais. Ele também foi desenvolvido pela Aliás Móbile em parceria com a UPX (serviços de áudio através de servidores). Nele é possível ver a capa do álbum e a letra da música executada naquele momento pela emissora paulista.

Saiba mais sobre os aplicativos clicando aqui. Aproveite e faça o donwload dos players da Brasil e da 89 FM. A tecnologia também pode ter o suporte da Cross Host (www.crosshost.com.br).

http://www.t3.com/images/variants/iPhone%2008_w606.jpg

Últimos dias da Antena 1 no Rio de Janeiro

Conforme foi amplamente noticiado pelo Tudo Rádio.com, a Antena 1 FM 103.7 do Rio de Janeiro já está com seu encerramento previsto para os próximos dias. Uma das principais rádios do dial carioca encerra suas transmissões, a exemplo de outras rádios importantes do Rio de Janeiro. No lugar a Antena 1 estará a Nativa, rádio que deixará os 96.5 FM devido a estréia da Super Tupi AM 1280 no dial FM.

Apesar de possuir o mesmo nome e a mesma marca da Antena 1 FM 94.7 de São Paulo, a emissora carioca possuí uma programação independente em relação a rede paulista. Toda a programação é voltada ao Rio de Janeiro, com grade e profissionais próprios da FM carioca. A emissora também ostenta atualmente um bom índice de audiência, estando entre as 10 rádios mais ouvidas da capital fluminense.

Mesmo com essas diferenças a rádio carioca era considerada membro integrante da rede Antena 1, representando a rádio nacional no Rio de Janeiro. Ao levar esse fato em consideração o mercado carioca acaba de perder mais uma rede de grande relevância nacional, a exemplo da saída da Jovem Pan 2 em 2007 para a estréia da Mix.

Além da Jovem Pan 2 e da Antena 1 o Rio de Janeiro já enfrentou situações extremamente polêmicas no dial FM desde o seu auge, entre os anos 80 e 90. As mais recentes tiveram como protagonistas rádios como a Globo FM (rádio que ia bem em seu segmento, tinha uma marca forte e um público fiel) e a Cidade FM (oscilava entre as rádios mais ouvidas do Rio, deixando o dial para a estréia da Oi FM, rádio que possui uma baixa audiência).

A partir de junho o grupo Diário Associados assume os 103.7 FM, tirando a Antena 1 do ar.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEia-TksKT5nD0R6w-pkIxKBGufTNOekyYDkbmCS1EUrk_4FHkQ_tU5jes4UuLyYn02aNPeMkX5wX8ouDHYtUEtgOoniZH9xEopOr6SgKuSF6KLuGVafP-YNwpEUvONSiKIdvz8euy-zrfGK/s400/antena1.gif

Exclusivo: Ruy Balla estreia na Jovem Pan 2

Uma novidade exclusiva: Ruy Balla está confirmado na equipe de locutores da Jovem Pan 2. O ex-coordenador artístico da Rede Transamérica estará a frente dos microfones da rádio paulista e também da programação nacional, por enquanto na escala de folgas dos profissionais titulares da emissora.

Ruy Balla é um dos principais nomes do rádio paulista e desde 2001 comandou a Rede Transamérica, com destaque a programação jovem do grupo, a Transamérica Pop. O profissional também participou da principal fase da Transamérica durante a década de 90, ao lado de Flavio Siqueira, Marcos Braga, Marco Antônio, Banana, Lui Riveglini, entre outros.

Além da coordenação da Transamérica Pop, Ruy Balla também teve uma passagem pela Difusora FM 91.3 de Ribeirão Preto, uma das principais emissoras de rádio do interior do país. Balla também fez parte da equipe da eclética Clube FM 100.5, também de Ribeirão Preto.

http://www.heligaz.com.br/mediac/400_0/media/JOvem$20Pan$20FM.jpg

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Bomba: Futebol da Globo volta a unir com CBN

Em resposta rápida à entrada da Rádio Tupi AM 1280 na frequencia que era da rádio Nativa FM (96,5 FM), a Rádio Globo anunciou neste domingo a volta da parceria com a Rádio CBN nas transmissões esportivas do Sistema Globo de Rádio.

A partir deste sábado, dia 30 de maio - 2 dias antes da entrada oficial da Tupi no FM -, as equipes de esporte da Rádio Globo (comandada por José Carlos Araújo) e da Rádio CBN (comandada por Álvaro Oliveira Filho) serão unidas. O que poderá acontecer é que a mesma transmissão seja ouvida nas três frequencias: AM 1220 (Globo), AM 860 e FM 92,5 (CBN).

Não é a primeira vez que Globo e CBN se unem nas transmissões do futebol. Em 2003, as jornadas esportivas já aconteciam nas duas emissoras do Sistema Globo de Rádio.

Cogitava-se nos bastidores que as transmissões fossem para a FM musical do Sistema, a Beat 98 (98,1 FM). Porém, a suspeita foi logo descartada a partir do anúncio durante o Futebol Show de Domingo.

A chamada das novas transmissões já está no site da Rádio Globo. Clique aqui e ouça.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgE5truISZYRfPmqx3JD5XlZFdIQ8XMT-ZRuqp7HTAMbGmAcEVXp_UA1Y7fm-5vK41Gg27SKZwUpjrtZj8cZM0Va9ZBBWrRVFnngnF6m6XKY41UZ4WNgyeM6LVTl-9BkMLFCfUYmZR2jTA/s320/CBN.jpg

89 FM e Rádio Brasil próximas de estrearem no IPhone

As rádios 89 FM 89.1 de São Paulo e Rádio Brasil (emissora jovem ligada ao portal Tudo Rádio.com) estão próximas de lançarem seus aplicativos para aparelhos IPhone e ITouch. Através deles vai ser possível ouvir a programação dessas emissoras em qualquer lugar, desde que o usuário tenha conexão com a internet (pode ser wirelles ou via celular 3G, EDGE ou GSM).

A Aliás Móbile é a empresa encarregada pela criação e confecção do aplicativo, enquanto a UPX oferece os serviços relacionados ao áudio ao vivo. As duas rádios estão com as duas empresas, assim como os aplicativos já criados para as emissoras JB FM 99.7 (Rio de Janeiro), Mix FM 106.3 (São Paulo), Metropolitana FM 98.5 (São Paulo), entre outras.

Rádios como Jovem Pan 2 FM 101.3 de Maringá, Interativa FM 94.9 de Goiânia, Clube FM 105.5 de Brasília e todas as retransmissoras da programação da Oi FM também estão disponíveis através dessa tecnologia.

Saiba mais sobre essa tecnologia clicando aqui. Conheça também os serviços da Aliás Móbile (www.aliasmobile.com.br) e da UPX (www.upx.com.br).

http://www.t3.com/images/variants/iPhone%2008_w606.jpg

Oi cria expectativas no Sul do Brasil

A Oi, empresa de telefonia móvel e fixa, já está devidamente instalada nas regiões Sul e Centro-Oeste e parte do Norte do Brasil. A empresa adquiriu a antiga Brasil Telecom, fato que mexeu com o mercado radiofônico, já que a Oi possui uma rede de rádios nas principais praças brasileiras. A expectativa é grande e as inaugurações poderão ocorrer de uma hora para a outra.

Porto Alegre é a primeira praça com boas chances de receber o sinal da Oi FM. Conforme noticiado anteriormente, a rede poderá estrear em 90.3 FM, frequência pertencente ao município de Novo Hamburgo, próximo a capital gaúcha. Praças como Curitiba, Brasília, Goiânia, entre outras, também são alvos importantes por parte da Oi.

Na tarde de ontem, dia 24 de maio, um avião “pintou” o céu de Curitiba com a marca da empresa, desenhando a palavra “oi”. Novas concessões que estão sendo liberadas na região metropolitana da capital paranaense poderão retransmitir a grade da Oi FM. Por enquanto não existe nenhuma informação oficial de estréias no Paraná.

http://www.doravergueiro.com.br/images/logo_oifm.jpg

Exclusivo: Bandeirantes inaugura nova afiliada no Triângulo Mineiro

A partir de hoje a América AM 580 de Uberlândia é a mais nova afiliada da Rede Bandeirantes de Rádio, cuja sede está em São Paulo. A partir desta segunda, 25 de maio, a emissora começa a retransmitir quatro programas nacionais da rede paulista. A Bandeirantes já conta com uma afiliada em Uberaba, segunda praça em importância na região conhecida como Triângulo Mineiro.

Fazendo parte da rede paulista a América vai transmitir os seguintes programas: Jornal Primeira Hora (07h00); Esporte Notícia (12h30); Jornal da Hora (13h30) e Jornal em Três Tempos (18h). Esses programas são apresentados de segunda à sexta, com exceção do Jornal Primeira Hora que tem edição também no sábado.

Com essa mudança, a Rádio América deixa o jornalismo da Rede Católica de Rádio e fica apenas com a programação religiosa da Rede Aparecida de Rádio. No ar 24 horas por dia, a Rádio América produz cerca de 15 horas de programação local, que agora estão intercaladas com a programação nacional da Rádio Bandeirantes.

http://www.douglasnascimento.com/blog/wp-content/uploads/2008/10/band.gif

Curiosidade: Lumen FM aparece em 101.5 de Curitiba

A emissora adulta e educativa Lumen FM 99.5 deu as caras em 101.5 FM de Curitiba. Não se trata de uma troca de frequência entre a Lumen e a popular Clube FM (rádio que é atualmente terceiro lugar geral de audiência na capital paranaense, dados do Ibope). Um erro técnico persiste na frequência 101.5 FM desde quarta-feira, primeiro dia que a redação do Tudo Rádio.com constatou a falha.

O sistema RDS utilizado pela Lumen em 99.5 FM possibilita que os ouvintes da emissora adulta que possuem receptores com essa tecnologia, vejam o nome da rádio no visor de seu rádio. Porém o RDS da Lumen não está mais aparecendo em 99.5 e sim em 101.5 FM. É possível ouvir a programação da Clube e o nome que aparece no visor é o da Lumen.

Essa situação levanta duas hipóteses: problemas técnicos ou a Clube FM vai herdar o equipamento RDS da Lumen FM. Por enquanto o nome que segue aparecendo no visor em 101.5 FM é o da rádio adulta enquanto a programação executada é a popular da Clube. A 101.5 é uma das emissoras mais potentes do Sul do Brasil, porém tem enfrentado alguns problemas técnicos nos últimos dias.

http://www.grupolumen.com.br/images/lumenFM.jpg

Clip FM realiza várias ações promocionais na Grande Campinas

A Clip FM 88.7, importante rádio do segmento jovem do interior paulista, anuncia a realização de várias ações que visam fortalecer a marca na região. A emissora está realizando em Indaiatuba uma série de pocket shows com artistas conhecidos nacionalmente. A última a se apresentar foi a cantora Mallu Magalhães.

O pocket show de Mallu Magalhães foi realizado no último dia 19 de maio, no Shopping Jaraguá de Indaiatuba. A cantora participou do programa Conexão Clip e os ouvintes da emissora tiveram a oportunidade de conferir o evento.

Levando o nome de Clip Festival Store, o pocket show é considerado um dos preparativos para o Clip Festival 2009, um dos maiores eventos musicais do interior de São Paulo. O festival será realizado no dia 28 de junho e contará com apresentações nacionais como Pitty, NX Zero, Fresno e Túlio Dek.

Saiba mais acessando www.clipfestival.com.br ou clique aqui

http://www.radiocamp.org/imagens/radios/clip.gif

Anuncio da Capital AM agita mercado paulista

Na tarde de ontem a assessoria de imprensa da Capital AM 1040, uma das lideres de audiência em São Paulo, anunciou através do Tudo Rádio.com que está atrás de um canal em FM para operar de forma simultânea entre as duas faixas na capital paulista. A intenção da emissora reforça a tendência de grandes e tradicionais rádios AMs presentes no dial FM das principais cidades brasileiras.

Uma das primeiras a realizar esse tipo de transmissão simultânea de forma intencional foi a CBN em São Paulo, transmitindo em 90.5 FM e 780 AM. A mesma rede manteve essa pratica por um tempo fora da capital paulista como, por exemplo, a CBN de Curitiba que era sintonizada em 90.1 FM e 550 AM (atual Banda B). Logo depois entraram para o grupo as rádios Itatiaia de Belo Horizonte e Bandeirantes de São Paulo.

Outro episódio que ficou famoso foi a estréia da Gaúcha AM 600 no dial FM de Porto Alegre. Operando em 93.7 FM a rádio teve um crescimento considerável e hoje possui uma audiência estável e fiel em FM. Nessa semana foi a vez da Super Tupi AM 1280 anunciar que vai estrear no dial FM, na frequência 96.5 FM (a Nativa vai migrar para 103.7 FM, atual Antena 1), como já foi amplamente divulgado pelo Tudo Rádio.

Não existe nenhuma previsão concreta de quando a Capital AM irá estrear no dial FM de São Paulo e qual seria o canal que abrigará a programação da rádio paulistana. O dial FM da capital paulista é um dos mais disputados da América Latina, sendo que qualquer frequência vale muito.

http://www.mudancadehabito.com.br/ANTIGO/upload/midia/103Midia%20-%20Radio%20Capital.jpg

Exclusivo: Nativa com duas emissoras no Paraná

Mais uma notícia exclusiva. Além de Ribeirão Preto e Campinas a Nativa está com um pé em Arapongas, cidade localizada na região conhecida como Norte do Paraná. Segundo informações locais a rede paulista já fechou contrato com a 95.1 FM de Arapongas, rádio que desde 1999 retransmite a Transamérica (portadora jovem).

Nos últimos meses a Transamérica Pop FM 95.1 deu sinais que mudaria de portadora, passando a transmitir o segmento popular da rede paulista, a Transamérica Hits. Porém a rádio continua com sua programação voltada ao público jovem e poderá nos próximos dias iniciar suas transmissões em cadeia com a Nativa.

A Nativa já possui uma afiliada na região, a FM 105.7 de Sarandi, rádio que ainda não está no ar. A emissora realizou algumas transmissões no mês de março, porém permanece fora do ar. Mesmo assim a rádio já está incluída como uma afiliada da rede paulista.

http://imagem.band.com.br/CNT_EXT_123285.jpg

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Exclusivo: Uma opção a menos no segmento adulto carioca

Conforme noticiado anteriormente com exclusividade pelo Tudo Rádio (notícia do dia 19 de maio, clique aqui e também ontem com a troca de frequências), a Antena 1 FM 103.7 do Rio de Janeiro será substituída pela Nativa, rádio que opera em 96.5. Tudo isso é para a estréia da tradicional Super Rádio Tupi AM 1280 em FM, nos 96.5 FM. A transmissão simultânea entre emissoras AM e FM relembra outro episódio negativo para o público adulto do Rio: Globo FM.

Em julho de 2005 a Globo FM deixou os 92.5 FM do Rio de Janeiro para que a CBN entrasse no mercado FM carioca, realizando uma transmissão simultânea entre dois canais: 92.5 FM e 860 AM. A partir de junho deste ano a Antena 1 deixa o dial para mudança entre Nativa e Tupi, sendo a estréia da Super Tupi em FM, sendo mais um saldo negativo para quem acompanha o segmento adulto.

Para a Super Tupi é uma chance de aumentar seu número absoluto de ouvintes, disponibilizar mais um canal para seus ouvintes, elevar as possibilidades de novos negócios e investir em toda a sua estrutura técnica e artística. Conforme citado anteriormente essa mesma prática já ocorre fora do Rio e com algum sucesso: Gaúcha (600 AM e 93.7 FM em Porto Alegre), Bandeirantes (840 AM e 90.9 FM em São Paulo), CBN (mesma prática no Rio e em São Paulo) e Itatiaia (610 AM e 95.7 FM em Belo Horizonte).

Já o público adulto carioca passa a contar com três rádios de ponta: a líder JB FM 99.7, Paradiso FM 95.7 e MPB FM 90.3. Existem outras opções em FM, como a Mec FM 98.9 e a Oi FM 102.9, rádio que atua em dois segmentos.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Exclusivo: Nativa assume os 103.7 e Tupi AM estréia em 96.5 FM

Está completamente solucionado o boom que sacudiu o rádio do Rio de Janeiro nesta semana. A Rede Antena 1 sairá do ar na capital fluminense no próximo dia 1º de junho, conforme antecipado aqui pelo Radio News no último dia 19, durante a cobertura do 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão.

A Rádio Tupi AM 1280 terá seu sinal retransmitido nos 96.5 FM, frequencia atualmente ocupada pela Rádio Nativa FM. Já a Nativa FM irá para os 103.7 FM, frequência atualmente ocupada pela Antena 1. A troca de estações entre as emissoras do Diário Associados agita o dial carioca. O envolvimento da Nativa não era esperado, principalmente pelo fato da emissora ter reagido nas últimas duas pesquisas que revelam o ranking de audiência do Rio de Janeiro.

Assim, a Rádio Tupi fará o mesmo caminho da rádio CBN, que transmite seu sinal em AM 860 e retransmite o sinal em FM 92.5, além de outras emissoras em importantes capitais brasileiras. Confira amanhã uma matéria especial sobre o panorama atual no segmento adulto do Rio.

http://imagem.band.com.br/CNT_EXT_123285.jpg

Errata: Vagner Mendes continua a frente da Tropical FM

Conforme noticiado aqui no Tudo Rádio.com sobre o desligamento profissional do cargo de coordenador da Tropical FM 107.9, Vagner Mendes entrou em contato com nossa redação para desmentir a informação trazida por fontes ligada a própria emissora, de que ele tinha deixado a direção da rádio.

Vagner, conforme sua história no rádio, é um profissional com vários anos de experiência, tendo inclusive passagem pela Tupi FM 104.1, emissora líder de audiência no mercado paulistano e outras. O profissional revelou que continua a frente da direção da emissora popular, e que a direção está feliz com o trabalho de toda a equipe. Ele informou ainda que quando assumiu a rádio estava na 24ª posição, e que o trabalho está apenas começando e está dentro da expectativa de todos.

Segundo ele a rádio está na 16ª posição devido à queda geral da audiência na capital, e que a meta no segundo semestre é figurar entre as 10 mais bem colocadas do Ibope, para no primeiro semestre do próximo ano entrar de vez na briga pela liderança. Ele disse ainda que a Tropical FM não fica a dever nada as líderes de audiência da capital paulista e que o primeiro lugar é questão de tempo.

A emissora tem investido pesado com promoções e ações de marketing tendo disponibilizado um novo site e melhorado a interação com os ouvintes.

http://www.bastidoresdoradio.com/radio_tropicalfm_novologo.JPG

Exclusivo: Mix cria site para afiliadas

A exemplo da Jovem Pan 2, a Mix FM padronizou os portais de suas afiliadas. Agora todas as emissoras da rede paulista possuem uma área exclusiva para cada emissora. Os conteúdos são convergentes, organizados entre o que é atualizado pela matriz em São Paulo e áreas para que o afiliado inclua conteúdos de seu interesse.

As emissoras que já possuem áudio na internet poderão incluir em sua nova página o link de áudio que ficará disponível aos ouvintes. A página de cada afiliado da Mix obedece o mesmo padrão da Mix FM 106.3 de São Paulo. Na introdução do portal da rede o visitante escolhe a afiliada que ele deseja acessar.

Esse padrão de sites foi adotado pela Jovem Pan 2 para todas as afiliadas. O acesso é fácil e feito através do nome da praça onde a rádio está instalada. Não é a primeira vez que a Mix padroniza a página de afiliados, isso já aconteceu na versão anterior de seu portal, lançado em dezembro de 2007.

Acesse: www.mixfm.com.br

http://www.portaldapropaganda.com/imagens_portal/p1/aboutnews/2007/39/0023/imagem_editor_visual_ext/Mixfm_pop.jpg

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Exclusivo: Vagner Mendes não é mais coordenador da Tropical FM

Vagner Mendes, profissional com vários anos de experiência no rádio paulista, não é mais coordenador da Tropical FM 107.9 de São Paulo, emissora de segmento popular que disputa audiência no mercado da capital paulista. Segundo fontes ligadas a rádio a troca de comando se dar pelos baixos índices de audiências.

Um grande profissional de uma emissora líder de audiência na capital já teria sido sondado e deverá se reunir com a direção da Tropical nos próximos dias. A rádio vinha encontrando sérias dificuldades em alcançar o top 10 na lista das mais ouvidas da capital já que no último resultado a rádio estava na incomoda 16ª posição.

Emissoras com o mesmo segmento como a Tupi FM 104.1 e a Nativa FM 95.3 são as líderes na audiência segundo o Ibope. Com a mudança na direção, a rádio terá como meta conseguir o top 10 no segundo semestre.

Por enquanto não há sinais de que haverá mudanças no quadro de locutores

http://www.bastidoresdoradio.com/radio_tropicalfm_novologo.JPG

terça-feira, 19 de maio de 2009

Antena 1 carioca será substituída pela Tupi AM

Uma fonte segura que atua pela Rede Mundial de São Paulo (grupo que controla várias rádios importantes, inclusive a líder geral de audiência Tupi FM 104.1) garante que a rede paulista não arrendou nenhuma frequência no Rio de Janeiro, desmentindo informações lançadas por sites especializados na última sexta-feira. Porém o fim da Antena 1 é dado como certo.

O mercado carioca aguarda a estréia em FM de uma velha conhecida no AM. A Super Rádio Tupi AM 1280 deverá aderir ao movimento “transmissão simultânea em duas faixas”, ou seja, vai transmitir sua programação como sempre fez em 1280 e retransmitir simultaneamente em 103.7 FM, sendo a novidade.

Conforme noticiado ontem pelo Tudo Rádio, essa troca já é aguardada por alguns setores da radiodifusão carioca, porém lamentada por um número elevado de ouvintes fluminenses. No final de maio haverá um protesto na frente da sede da Antena 1 carioca. Saiba mais detalhes clicando aqui.

http://www.antena1fm965.com.br/logo.gif

Jovem Pan 2 sorteia motos durante o “mês das mães”

O dia das mães já passou, porém a ação promocional da rede paulista continua. A Jovem Pan 2 FM 100.9 de São Paulo e toda a sua rede já sortearam duas motos 0km e ainda faltam mais duas na promoção. A ação tem a intenção de movimentar a rede e a matriz da rádio, investindo em interatividade com os ouvintes.

Todos os sorteios estão acontecendo toda sexta-feira do mês de maio, durante o programa Pânico (das 12h00 às 14h00, horário de Brasília). Para participar o ouvinte precisa ficar escutando a rádio para captar mensagens de mães de personalidades que dão dicas de quem são seus filhos. Quem participar tem até às 18h00 para anotar de que famoso é a mãe, entrar no site da rádio e responder "Que presente você daria para sua mãe? Por que?".

Os próximos sorteios acontecerão nos dias 22 e 29 de maio. A rede também investe em outros formatos de promoções. Para mais detalhes basta acessar o portal da rádio: www.jovempanfm.com.br

http://www.heligaz.com.br/mediac/400_0/media/JOvem$20Pan$20FM.jpg

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Metropolitana segue fora do ar em Itajaí

Os problemas judiciais enfrentados pelos administradores locais da 102.1 FM tem prejudicado severamente os trabalhos da rede paulista em território catarinense. Sem responsabilidades diretas em relação à eficiência de sua programação, a Rede Metropolitana segue fora do ar em Itajaí até que a questão local seja totalmente resolvida.

Em Itajaí e região os ouvintes acompanham a situação desde a interrupção do sinal da rede paulista em 102.1 FM. No último final de semana a emissora de Itajaí alternou alguns horários com sinal, porém sem áudio, com queda total da sintonia. A emissora amanheceu nesta segunda-feira sem sinal em sua frequência.

Anunciantes da rádio foram avisados da situação, porém a emissora ficou impossibilitada de fazer qualquer comunicado aos ouvintes pelos 102.1 FM. A redação nacional do Tudo Rádio.com seguirá acompanhando o caso que envolve a primeira afiliada de uma das mais novas redes nacionais do país, a Metropolitana.

http://static.blogstorage.hi-pi.com/spaceblog.com.br/r/ra/radioescuta/images/gd/1220716253.jpg

Afiliada do Sistema Globo em Campinas apresentam novos portais

O grupo paulista que controla as rádios CBN FM 99.1 e Rádio Globo AM 1390, ambas de Campinas, investiu na representação das emissoras na internet. A afiliada da CBN ganhou uma nova página, nos mesmos moldes do portal da rede nacional. Já a Rádio Globo inaugurou seu site, contendo também o áudio da rádio campineira.

O novo portal da CBN Campinas é atualizado pela equipe de jornalismo da emissora local. O site praticamente obedece todo o modelo do portal da rede nacional, além de conter informações institucionais sobre a emissora campineira. Também é possível conferir as colunas locais da CBN Campinas (conteúdo em áudio para escutar pelo Windows Media Player).

Já a Rádio Globo de Campinas inaugura a primeira versão de seu site. A página já contem a nova identidade visual da rede nacional, adotada recentemente pelo Sistema Globo de Rádio (conforme noticiado com exclusividade pelo Tudo Rádio.com). O site é simples, porém totalmente funcional, além de conter o áudio ao vivo da emissora campineira.

Os áudios ao vivo das duas emissoras são de responsabilidade da UPX, empresa parceira do Tudo Rádio.com (www.upx.com.br).

Acesse: www.cbncampinas.com.br e www.globocampinas.com.br

Ver imagem em tamanho grande

Dúvida no ar: Quem assume a frequência da Antena 1 no Rio?

A situação sobre quem irá assumir os 103.7 FM da atual Antena 1 do Rio de Janeiro ainda é nebulosa, porém todos os caminhos apontam o seu fim. Segundo o que noticiou na última sexta-feira, o blog radiofônico Brasil Rádio News afirma que a rádio adulta será substituída pela rede sertaneja encabeçada pela Tupi FM 104.1 de São Paulo, porém a história pode ser um pouco diferente.

Segundo outros profissionais da área (rádio e jornalismo), assim como consta no blog de Daniel Pereira, quem arrendou a frequência carioca foi o Diário Associados, grupo que controla a tradicional Super Rádio Tupi AM 1280, gerando essa confusão. O mercado carioca aponta como certa essa aquisição e não o arrendamento por parte da Rede Mundial (grupo paulistano que controla rádios como Tupi FM, Kiss FM, Scalla, entre outras).

A estratégia adotada no Rio é a mesma encontrada por rádios tradicionais do AM em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Na capital paulista a Bandeirantes AM 840 transmite simultaneamente sua programação em 90.9 FM. Na capital mineira a Itatiaia está presente em 610 AM e também em 95.7 FM e no Sul a Gaúcha AM 600 está em FM 93.7. A CBN já aposta nesse formato a algum tempo no Rio e em São Paulo, com transmissões simultâneas em AM e FM.

Assim o grupo Diário Associados comandará duas freqüências no dial FM do Rio: a Nativa FM 96.5 (antiga Tupi FM carioca) e a 103.7 FM a partir de julho.

Em tempo:

Ouvintes realizam protesto contra o fim da Antena 1, amparados na seguinte questão:

"... a saída da Antena 1 do dial representará o fim da última trincheira de resistência do rádio FM carioca dos anos 80, o melhor dial FM da história desta cidade."

Confira o serviço:

Data: domingo, 31 de maio de 2009
Hora: 14:00
Local: Porta da Rádio Antena 1 FM 103,7
Cidade: Rio de Janeiro
Detalhes: A hora é de protestar. Nada de assistir passivamente o fim da última grande boa rádio do Rio de Janeiro. Estejamos lá na porta da Antena 1 protestando contra mais essa arbitrariedade e mais essa negociata com uma concessão pública que é propriedade do povo, que nunca é consultado sobre o que fazer com os canais de rádio.

Endereço da rádio: Rua Cândido Gaffree, 165 - Urca - Rio de Janeiro - RJ

Confira também o site Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro, em www.radiorj.com.br

Informações sobre o evento enviadas por Marcelo Delfino

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEia-TksKT5nD0R6w-pkIxKBGufTNOekyYDkbmCS1EUrk_4FHkQ_tU5jes4UuLyYn02aNPeMkX5wX8ouDHYtUEtgOoniZH9xEopOr6SgKuSF6KLuGVafP-YNwpEUvONSiKIdvz8euy-zrfGK/s400/antena1.gif

Metropolitana realiza show fechado em São Paulo

A Metropolitana FM 98.5 de São Paulo anuncia a realização de um show fechado no Via Funchal. A banda O Rappa, grupo detentor de grandes sucessos no cenário pop/rock nacional desde o inicio da década de 90, se apresenta com portões fechados. Apenas convidados da rádio paulista poderão acompanhar o evento.

Para os ouvintes terem acesso ao show é preciso ligar para a Metropolitana FM das 8h00 da manhã às 6h00 da tarde. Não existe sorteio. Quem for atendido pela rádio e pedir para ir ao show, ganha um par de ingressos. A apresentação será no próximo dia 20 de maio, quarta-feira da semana que vem.

A idéia da emissora é movimentar ainda mais as promoções da rádio, chamando as participações dos ouvintes. Promoções e eventos são os pontos altos de uma emissora jovem, algo levado a sério por praticamente todas as rádios de São Paulo que trabalham com esse segmento de programação.

Saiba mais sobre o show acessando o endereço a seguir: http://metropolitanafm.uol.com.br/promocoes/o_rappa_de_graca_no_via_funchal/

http://www.bastidoresdoradio.com/radio_metropolitana_logo_novo.jpg

sábado, 16 de maio de 2009

Pampa altera novamente o nome da 101.9 FM

O Grupo Pampa alterou novamente o nome da 101.9 FM de São Francisco de Paula, rádio que possui uma boa cobertura na região metropolitana de Porto Alegre. A rádio estava operando como Metrô FM (dando a impressão que a Pampa ressuscitou a extinta rádio que pertencia a rival RBS). O novo nome fantasia da emissora é Princesa FM.

O nome Metrô durou pouco em 101.9 FM, porém foi o suficiente para o mercado gaúcho estranhar. O nome ficou famoso através da antiga rádio popular Metrô FM 91.3, extinta para a criação da atual Gaúcha FM 93.7 e também com a finalidade de encerrar um choque de gênero e público com a Cidade FM 92.1 (também da RBS).

A nova mudança ocorreu no final do mês de abril. Antes de Metrô FM a 101.9 FM levou ao ar o nome fantasia de Caiçara FM. Apesar de pertencer a um município distante de Porto Alegre, a FM de São Francisco de Paula participa da pesquisa de audiência do Instituto Ibope para a capital gaúcha.

http://www.dinamicacomunicacao.com.br/imagens/portfolio/Rede%20Pampa%2075%20145.gif

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Plantão: Tupi FM tira a Antena 1 do Rio de Janeiro

O mercado carioca está em choque com o possível fim da Antena 1 FM 103.7. A rádio que durante anos ostentou a segunda colocação de audiência no segmento adulto (Instituto Ibope), estando também entre as 10 mais ouvidas da capital fluminense, pode estar se despedindo do Rio de Janeiro. Informações ainda não confirmadas estão circulando pela internet afirmando um possível arrendamento do canal ocupado pela Antena 1 carioca.

A notícia é de extrema importância, de proporções semelhantes aos casos recentes que envolveram as rádios Cidade FM e a Oi FM e também as redes Jovem Pan 2 e Mix no Rio de Janeiro. A Antena 1 não dá sinais no ar que está encerrando suas operações, porém a mudança está prevista para acontecer em julho. A programação da rede Tupi FM (encabeçada pela Tupi FM 104.1 de São Paulo) assumirá a frequência.

O fato também levanta outra questão polêmica: o nome da emissora paulista. A Super Rádio Tupi AM 1280 do Rio não possui ligação com a Rede Mundial, grupo que controla a Tupi FM de São Paulo. A emissora AM é comandada pelo Diário Associados, grupo que possui os diretos perante o nome “Rádio Tupi”, podendo gerar dores de cabeça entre as emissoras no Rio de Janeiro.

Na informação veiculada pelo blog Brasil Rádio News a 103.7 FM foi arrendada pela Rede Mundial de São Paulo, sendo mais um avanço rumo a expansão da rede sertaneja Tupi FM, um dos projetos do grupo paulista. Mesmo com esse sinal de expansão, a Rede Mundial encerrou as transmissões da Tupi em Sorocaba, colocando a adulta Scalla FM (do mesmo grupo) na frequência,

A Antena 1 carioca é parceira da Antena 1 de São Paulo (é tratada como afiliada, tendo seus dados institucionais discriminados na página da rede paulista), porém possui vida própria, com grande de programação 100% local e uma orientação artística totalmente definida ao Rio de Janeiro. Mesmo assim é considerada integrante da rede paulista, utilizando também a mesma marca.

O fim da Antena 1 pode ser mais um duro golpe na rede adulta, levando em consideração o encerramento de uma afiliada em Salvador no inicio do mês, praça onde a rede adulta não teve tempo de operar (apenas 5 meses no ar). Perder o nome do Rio de Janeiro em sua listagem será um fator negativo para a principal rede adulta do país.

No Rio de Janeiro emissoras como Paradiso FM 95.7 e MPB FM 90.3 terão a chance de crescer em audiência e finalmente encostar na líder JB FM 99.7, ou a JB pode aproveitar esse espaço deixado pela Antena 1 e consolidar de forma definitiva a sua liderança entre as adultas.

No caso da Tupi FM a rede ficaria mais encorpada, presente nos dois maiores mercados do país (São Paulo e Rio de Janeiro), além de estar presente em praças de extrema importância como Brasília, Campinas, Região de Bauru e Baixada Santista.

Acompanhe durante a próxima semana o desenrolar dos fatos envolvendo a 103.7 FM do Rio de Janeiro.

Virada Cultural Paulista é tema do programa “Antenados”

A edição de amanhã do programa “Antenados” da Bandeirantes AM 840 será transmitida direto do Museu do Café, localizado no centro histórico de Santos, uma das 20 cidades do Estado que farão parte da Virada Cultural Paulista. Inspirada na edição da capital, a maratona cultural tem início às 18h deste sábado e segue até às 18h de domingo.

A Banda Black Rio, que abre oficialmente a Virada Cultural em Santos, participará ao vivo do programa ao lado da apresentadora Carolina Ercolin. A atração da Rádio Bandeirantes (também em FM 0.9) também dará dicas de como fazer um bom café. O baterista do Paralamas do Sucesso, João Barone, participa do programa dando uma sugestão de leitura.

O “Antenados” vai ao ar todo sábado, ao vivo, das 12h às 13h, pela Rádio Bandeirantes trazendo uma seleção de dicas culturais e de lazer para o fim de semana, sem deixar de lado a informação e a prestação de serviços.

http://www.maurogodoy.com.br/images/Bandeirantes%20logo.jpg

Mariana Merigo, ex-Mix São Paulo, na Band FM de Florianópolis

A Band FM 96.1 de Florianópolis após meses de procura e diversas entrevistas, anuncia oficialmente a contratação de sua mais nova locutora. A procura foi até noticiada pelo Tudo Rádio.com através de comunicados para que profissionais enviassem seus materiais para a rádio. Mariana Merigo, natural do Rio de Janeiro, já trabalha na emissora desde o início de maio. Ela foi escolhida pela direção da Band para assumir as tardes da rádio.

A carioca trabalhou por sete anos na Band Vale FM 102.9 (programação adulta de Campos do Jordão, na região de São José dos Campos) e um pouco mais de um ano na Mix FM 106.3, na capital paulista. A profissional preenche um espaço que estava vago na rádio, em uma das principais faixas de horário da emissora.

Merigo sentia a necessidade de enfrentar novos desafios e começar um novo ciclo em sua vida. “Estava pronta para um novo desafio. Queria uma rádio popular e que tivesse a força que a Band FM tem. Na BandVale, a programação era direcionada ao público adulto, na Mix eu falava mais para os jovens e aqui na Band FM Floripa falo para a grande massa”, concluiu.

Mariana apresenta o programa “Tarde da Band”, de segunda a sábado, e também participa das transmissões do “Futebol Show”.

http://audienciaonline.files.wordpress.com/2009/02/band20fm20sem20dial.jpg

Exclusivo: Sucesso FM mudará de frequência no Recife

Uma das mais novas redes interestaduais já está no ar na Região Nordeste do país. Com a estréia da paulista Mix FM em 103.1 FM no Recife, a Sucesso FM (rádio que ocupa atualmente a frequência que vai abrigar a Mix) deverá iniciar suas operações através de outra estação. A rádio também está cotada para iniciar suas transmissões em Fortaleza.

No Recife a Sucesso será transmitida em 101.7 FM, concessão nova de baixa potência do município de São Lourenço da Mata, próximo ao Recife. Ainda não foi divulgada a data de inicio das transmissões na nova frequência, porém a Mix estréia dia 1º de junho na região. Em Fortaleza a emissora que abrigará a Sucesso FM será a 102.3 FM, rádio que já retransmitiu a extinta Rede Rádio Rock (da 89 FM 89.1 de São Paulo) no Ceará.

A Rede Sucesso não é a mesma rádio da rede com sede em Goiânia e com emissora em Salvador. A sede desta rede está em João Pessoa, transmitindo sua grade a partir da frequência 92.9 FM. Segundo informações da própria emissora, a Sucesso FM poderá chegar as praças de Natal e Campina Grande. Saiba mais acessando www.sucesso92fm.com.br

Audiência MG: Jovens caem. Extra retoma crescimento

A Liberdade FM 92.9 segue tranquila na liderança geral de audiência, mesmo apresentando um recuo considerável em relação ao período anterior, é o que revela a mais nova pesquisa de audiência realizada pelo Instituto Ibope em Belo Horizonte. A diferença entre a líder e a segunda colocada continua sendo considerável.

Com uma boa melhora em seu índice médio de audiência a evangélica 107 FM 107.5 segue firme na segunda posição geral de audiência, não dando espaços para a popular BH FM 102.1, rádio que apresentou um ligeiro crescimento.

Ainda no pelotão de frente a Itatiaia FM 95.7 apresentou um recuo considerável, porém manter assegurada a quarta colocação geral em audiência. A popular Extra FM 103.9 retoma o crescimento e melhora seus números em relação ao período anterior.

No segmento jovem a situação não é das melhores. Todas caíram e quem levou vantagem nesse “tombo” foi a 98 FM 98.3, por ter caído menos. A Jovem Pan 2 FM 99.1 não perdeu a primeira colocação no segmento com a queda apresentada e a Mix FM 91.7 é a rádio que sofreu o maior recuo entre as três emissoras.

Entre as adultas a Antena 1 FM 105.1 também recuou, porém mantém uma distância segura em relação as demais rádios que trabalham nesse segmento. A Alvorada FM 94.9 reagiu, enquanto a Guarani FM 96.5 permaneceu estável.

Veja o ranking geral (Fevereiro a Abril/2009, todos os dias, 05h-00h)

01 – Liberdade FM 92.9
02 – 107 FM 107.5
03 – BH FM 102.1
04 – Itatiaia FM 95.7
05 – Extra FM 103.9
06 – Jovem Pan 2 FM 99.1
07 – 98 FM 98.3
08 – Mix FM 91.7
09 – Antena 1 FM 105.1
10 – Nossa Rádio FM 97.3
11 – Alvorada FM 94.9
12 – Favela FM 106.7
13 – Guarani FM 96.5
14 – CBN FM 106.1
15 – Rede Aleluia FM 90.7
16 – Inconfidência FM 100.9
17 – Oi FM 93.9
18 – Líder FM 99.9
19 – CDL FM 102.9
20 – Bandnews FM 89.5
21 – Transamérica Hits FM 88.7

Exclusivo: Metropolitana FM fora do ar em Itajaí

A Metropolitana FM 102.1 de Itajaí permanece fora do ar desde o último sábado, 9 de maio. No lugar está sendo executada em baixa potência uma programação musical independente da rede paulista.

A Metropolitana é uma das principais forças do rádio de Santa Catarina. Inaugurada no dia 15 de dezembro de 2007, a emissora paulista foi bem aceita pelos mercados de Itajaí e Balneário Camboriú. Com o fortalecimento da frequência, os proprietários da afiliada estão enfrentando dificuldades com o arrendamento junto ao dono da estação (antiga Objetiva FM).

Segundo informações da Metropolitana de São Paulo os problemas enfrentados em Itajaí serão solucionados nos próximos dias. Existe também a preocupação da rede em manter em alta a imagem da rádio, já que os problemas enfrentados pela 102.1 não condizem com a programação, audiência e proposta da rede paulista em Santa Catarina.

http://www.propmark.com.br/publique/media/30metropolitana.jpg

Rádio do Recife transmite chamadas de expectativa da Mix

A Mix FM 103.1 do Recife vai estrear oficialmente no dia 1º de junho, as 15h00 (horário de Brasília), com chamada de boas-vindas em rede nacional. Seguindo o protocolo de pré-estréia, a rádio pernambucana está executando chamadas de expectativa da inauguração da rede paulista em 103.1 FM.

As primeiras chamadas foram ao ar durante essa semana, informando ao mercado do Recife a mudança de nome, programação e público alvo imposta a 103.1 FM. Antes de virar Mix FM a rádio local transmitia a programação popular da Rede Sucesso, rádio que deverá voltar a capital pernambucana através da frequência 101.7 FM.

No Recife a Mix enfrentará a forte concorrência oferecida pela atual líder jovem, a Jovem Pan 2 FM 95.9. A região conta também com outras duas rádios jovens, a Transamérica Pop FM 92.7 e a Oi FM 97.1.

http://ajaxnet.net/Mix%20FM%201063.gif

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tudo FM investe em ações de mídia para promover sua marca

A Tudo FM 102.5, emissora que iniciou suas operações no inicio de maio em Salvador após substituir a Antena 1, está investindo em produções e ações de mídia para promover sua marca. A rádio quer posicionar sua proposta no mercado, seja na Bahia como também em outros estados, com a finalidade de atrair novos negócios para o mercado local.

A estréia oficial ainda não ocorreu, ou seja, a rádio está operando em caráter experimental. A estréia definitiva deverá acontecer próximo do dia 20 deste mês. Para isso a Tudo FM preparou algumas chamadas especiais informando o perfil e a proposta da nova emissora em Salvador. As informações estão sendo disparadas para assessorias de imprensa de todo o país.

Com uma programação que mistura músicas do gênero popular e jornalismo, a Tudo FM terá como concorrentes um grande bolo de rádios populares em Salvador. A emissora está ocupando o lugar deixado pela adulta Antena 1, rádio que, pela sua terceira passagem na cidade, teve apenas cinco meses de trabalho na capital baiana.

Saiba mais sobre a Tudo acessando www.tudofm.com.br

Nativa FM cotada para atingir Campinas

Depois do anuncio da estréia da Nativa FM em Ribeirão Preto através da Sertão FM 104.3 de Sertãozinho, a rede sertaneja com sede em São Paulo está cotada para atingir o município de Campinas, o principal centro urbano e econômico do interior do país. Segundo informações locais e do portal Rádiocamp.org, uma nova concessão de Sumaré (cidade da Grande Campinas) seria a nova casa da Nativa.

A 106.3 FM, emissora que ainda não opera na região, deverá abrigar a programação da Nativa FM. A sede da FM deverá ser em Campinas, provavelmente junto aos estúdios e departamento comercial da 89 FM 89.3. Ainda não se sabe qual será a qualidade do sinal em Campinas e região metropolitana devido a presença da Digital FM 106.1 (concessão de Serra Negra e atinge a cidade) e da futura 106.5 FM de Pedreira (que deverá ser “abafada” pela Bandnews FM 106.7 de Campinas).

Com Campinas a Nativa FM cobrirá cinco dos sete principais pólos do estado, restando apenas atingir Santos e Sorocaba. A estréia em Ribeirão, informação confirmada com exclusividade pelo Tudo Rádio, está prevista para ocorrer no final de maio. Já em Campinas ainda não foi revelada uma previsão para o inicio das transmissões.

Clique aqui e saiba mais sobre a Nativa em Ribeirão Preto

http://imagem.band.com.br/CNT_EXT_123285.jpg

Audiência RS: Cidade na ponta. 104 FM ameaça

Confira com exclusividade do Tudo Rádio.com o ranking de audiência entre as FMs de Porto Alegre, dados do Instituto Ibope (Fevereiro a Abril). A popular Cidade FM 92.1 continua no topo apesar de apresentar novamente uma leve queda. A sua nova concorrente é a 104 FM 104.1, rádio que continua crescendo e pode ameaçar a liderança da Cidade.

Nesta pesquisa a 104 FM consolida a segunda colocação geral de audiência, logo após ultrapassar a sua “irmã” Eldorado FM 96.7. As duas emissoras são populares e pertencem ao Grupo Pampa. Contra elas está a Cidade, rádio controlada pelo forte grupo RBS.

Entre as rádios jovens, poucas mudanças. A Atlântida FM 94.3 segue firme na liderança do segmento, mantendo uma boa margem de diferença em relação a Jovem Pan 2 FM 97.5, outra rádio que permanece estável. Já a Pop Rock FM 107.1 permanece longe das demais concorrentes, porém suas alterações na programação ainda não foram completamente computadas pela pesquisa.

A Itapema FM 94.9, programação que atinge os públicos jovem e adulto, continua a frente da Pop Rock FM 107.1. Sobre o segmento adulto a Continental FM 98.3 permanece na liderança e também entre as 10 rádios mais ouvidas da capital gaúcha, mesmo com a melhora no índice de audiência da Antena 1 FM 89.3.

Uma novidade do ranking foi a “estréia” da Metrô, não aquela que operou em 91.3 FM até 2008, mas sim a 101.9 FM do Grupo Pampa. A Caiçara (extinta nos 101.9) ainda aparece no ranking. Saiba mais em detalhes logo abaixo.

Vale lembrar que no geral o rádio FM sentiu um recuo em relação ao período anterior. O mesmo fato foi constatado em São Paulo e Curitiba.

Confira as posições gerais (Fevereiro a Abril/2009 – 05h-05h – todos os dias)

01 – Cidade FM 92.1
02 – 104 FM 104.1
03 – Eldorado FM 96.7
04 – Atlântida FM 94.3
05 – Jovem Pan 2 FM 97.5
06 – Alegria FM 92.9
07 – Continental FM 98.3
08 – Liberdade FM 95.9
09 – Antena 1 FM 89.3
10 – Gaúcha FM 93.7
11 – Itapema FM 102.3
12 – Ipanema FM 94.9
13 – Pop Rock FM 107.1
14 – Guaíba FM 101.3
15 – Rede Aleluia FM 100.5
16 – Sara Brasil FM 107.5
17 – Bandnews FM 99.3
18 – Aliança FM 106.3
19 – Caiçara FM
20 – Metro FM 101.9
21 – FM Cultura FM 107.7

terça-feira, 12 de maio de 2009

Audiência SC: Jovem Pan 2 supera Atlântida. Regional lidera

A Regional FM 106.5 segue como líder geral de audiência na grande Florianópolis, ou seja, se somada toda a audiência da região metropolitana e a capital, a rádio popular permanece à frente da Band FM 96.1. A pesquisa aponta o melhor desempenho da Regional desde que a rádio passou a disputar a audiência da Grande Florianópolis. São dados da nova pesquisa do Instituto Ibope, todos os dias, todos os horários.

Em horário comercial a Atlântida FM 100.9 mantém uma leve vantagem em relação a sua principal concorrente, a Jovem Pan 2 FM 101.7. No geral a emissora paulista aparece a frente da rádio da RBS, com uma diferença mínima. Nos últimos meses a Jovem Pan 2 diminuiu consideravelmente a distancia entre ela e a Atlântida, vantagem conquistada pela rádio da RBS em 2008.

A Antena 1 FM 92.1 continua medindo forças com a Itapema FM 93.7 e segue levando vantagem em relação a sua concorrente no segmento adulto.

Confira o ranking geral (Fevereiro a Abril/2009, todos os dias e horários).

01 – Regional FM 106.5
02 – Band FM 96.1
03 – Jovem Pan 2 FM 101.7
04 – Atlântida FM 100.9
05 – Antena 1 FM 92.1
06 – Itapema FM 93.7
07 – Sara Brasil FM 89.1
08 – Novo Tempo FM 96.9

Exclusivo: Itatiaia inaugura mais uma rádio no interior de Minas

A Rede Itatiaia acaba ganhar mais uma emissora própria em Minas Gerais: a Rádio Itatiaia do Sul de Minas, na freqüência 100.9 FM. A nova rádio iniciou recentemente suas transmissões. A emissora está situada na cidade de Varginha e instalou o sistema de transmissão na cidade de Elói Mendes, que fica distante 20 km e de onde é a sua concessão.

A Coordenação Artística da Rádio Itatiaia Sul de Minas é de Ricardo Nascimento, a Gerência Administrativa de Diego Braga e a Supervisão de Jornalismo de Estela Torres.

Com uma programação musical voltado ao segmento popular, o jornalismo da emissora é independente e promove em alguns horários a retransmissão do jornalismo e do esporte da Rede da Itatiaia em Belo Horizonte.

Atualmente a Itatiaia possui uma das maiores audiências da capital mineira através de uma programação jornalística veiculada em 95.7 FM. A rádio ocupa atualmente a quarta colocação geral no ranking do Ibope, espaço disputado por cerca de 20 rádios em FM.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEis_pi88g9BU-5WelZ4Ve1WnkktmWP1_58adiFBZhbmhW1g796cv_O49W2ozeikK3ikutyGuWI6kaCjJ4T5Yu8RFcOXuye-WbHMk8QFTnRL_w4cYLOaede3EaM5EBO5VvaAri1SVEvC8gk/s400/logo_itatiaia.jpg

Exclusivo: Nativa FM com afiliada em Ribeirão Preto

Uma notícia importante para o rádio do interior paulista. Nos próximos meses a Nativa FM 95.3 de São Paulo vai iniciar suas transmissões na região de Ribeirão Preto, uma das mais importantes do interior do país. Nomes como Beto Mazza (ex-Band FM 91.9 de Araraquara e com passagens pelas principais rádios de Ribeirão) estão confirmados na nova rádio.

A Nativa FM vai substituir a Sertão FM 104.3 de Sertãozinho no dial da região. Sertãozinho é uma cidade com aproximadamente 110 mil habitantes, uma das praças mais prósperas do interior paulista. Está localizada a aproximadamente 15km de Ribeirão Preto e apenas 8km das torres de transmissão das rádios Difusora FM 91.3, Band FM 90.5, Clube FM 100.5 e Diário FM 99.7 (todas de Ribeirão).

Atualmente a Sertão FM é uma rádio popular que foca comercialmente a cidade de Sertãozinho. Com a estréia da Nativa FM em 104.3 FM, a rádio deverá mudar para Ribeirão Preto. É importante lembrar que a concessão que abrigará a Nativa pertence ao município de Pontal, cidade próxima a Sertãozinho.

Segundo informações, já está em andamento, o processo para mudança de classe da rádio de A-4, para A-2, um novo transmissor já foi adquirido, e também um sobrado em uma área nobre de Ribeirão Preto. A intenção da rede é confrontar diretamente com as rádios Conquista FM 97.7 e 106 FM 106.7, emissoras fortes que possuem o sertanejo como carro-chefe de suas programações.

Hoje a Sertão FM possui uma área de cobertura no mínimo interessante. A rádio atinge outros municípios estratégicos do estado, como Jaboticabal, Bebedouro e Matão (todos com cerca de 80 mil habitantes), além de diversos municípios do interior paulista. Já foi possível sintonizar a rádio nas imediações de Araraquara e São Carlos.

Com Ribeirão Preto a Nativa FM firma presença em quatro dos sete principais pólos econômicos do estado. Além da capital, a rede já está presente em São José dos Campos (97.5 FM) e São José do Rio Preto (102.1 FM). Para fechar esse primeiro estágio falta conquistar emissoras em Campinas, Santos e Sorocaba (a última sendo coberta parcialmente pela Nativa de São Paulo).

Foi contratado também um coordenador de peso para esse projeto: Beto Mazza, ex-Band FM de Araraquara e que já trabalhou nas principais rádios de Ribeirão. A previsão de estreia na Nativa FM nos 104.3 é entre os dia 19 e 20 de maio. Em breve você vai conferir aqui uma entrevista exclusiva com Beto Mazza e todos os detalhes da chegada da Nativa Fm a região.

Confira os dials da região de Ribeirão Preto clicando aqui.

http://imagem.band.com.br/CNT_EXT_123285.jpg

Audiência PR: Caiobá abre vantagem. Clube supera a Massa

Confira o mais recente resultado de audiência entre as FMs de Curitiba, dados da pesquisa do Instituto Ibope que aponta novamente a Caiobá FM 102.3 como líder geral em Curitiba, abrindo uma vantagem mais segura em relação a sua principal concorrente, a também popular 98 FM 98.9. As duas primeiras colocadas dão sinais que não serão alcançadas por qualquer outra concorrente nas próximas pesquisas.

A Clube FM 101.5 superou novamente a Massa FM 97.7 no ranking geral. Essa troca de posições persiste desde o último crescimento expressivo apresentado pela Massa, quando a emissora popular inaugurada em 2006 encostou nas lideres do ranking FM de Curitiba.

A Jovem Pan 2 FM 103.9 perdeu uma posição devido o crescimento da adulta Ouro Verde FM 105.5 no ranking geral, mesmo apresentando mais uma melhora em seu índice. Esse fato possibilitou que a rádio continuasse a frente de sua principal concorrente, a Mix FM 92.9 (rádio que por dois anos liderou no segmento jovem).

Neste cenário a Jovem Pan 2 confirma a liderança no segmento, enquanto as rádios Transamérica Pop FM 100.3 e 91 Rock FM 91.3 seguem distantes da Mix apesar de parecerem próximas no ranking geral, porém a diferença na média de ouvintes por minuto é considerável. Mesmo assim a Transamérica de Curitiba possui uma importante marca: possuí proporcionalmente uma das melhores médias de audiência em relação às demais rádios de sua própria rede.

No adulto a hegemonia da Ouro Verde continua. A novidade no segmento foi o inicio de uma possível reação por parte da Transamérica Light FM 95.1, rádio que chegou a ocupar a penúltima colocação geral. A FM reagiu e ultrapassou duas concorrentes, as rádios Lumen FM 99.5 e Mundo Livre FM 93.9.

A local Gospel FM 89.3 segue como líder no segmento religioso, enquanto as rádios Novo Tempo FM 106.5 e Sara Brasil FM 107.5 aparecem próximas no ranking geral.

Confira as posições gerais (Fevereiro a Abril/2009 – todos os dias – 05h-00h)

01 – Caiobá FM 102.3
02 – 98 FM 98.9
03 – Clube FM 101.5
04 – Massa FM 97.7
05 – Ouro Verde FM 105.5
06 – Jovem Pan 2 FM 103.9
07 – Mix FM 92.9
08 – Transamérica Pop FM 100.3
09 – CBN FM 90.1
10 – Gospel FM 89.3
11 – 91 Rock FM 91.3
12 – Novo Tempo FM 106.5
13 – Sara Brasil FM 107.5
14 – Bandnews FM 96.3
15 – Rede Aleluia FM 88.5
16 – Transamérica Light FM 95.1
17 – Lumen FM 99.5
18 – Mundo Livre FM 93.9
19 – BBN FM 92.3
20 – Paraná Educativa FM 97.1

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Audiência RJ: Paradiso vira pra cima da Antena 1

Divulgado pelo Instituto Ibope o mais recente resultado de audiência que envolve as rádios FMs do Rio de Janeiro. Segundo a pesquisa (todos os dias, 05h-00h) a FM O Dia FM 100.5 permanece absoluta na liderança geral, ainda sem sentir ameaças diretas da sua principal concorrente, a Beat 98 FM 98.1 (rádio que ocupa a segunda colocação geral mesmo com apenas 1 ano e 1 mês no ar).

Uma das principais novidades do ranking carioca continua sendo a Nativa FM 96.5. A rádio conquistou a quarta colocação geral na pesquisa do período anterior, dando sinais que voltou a disputar as primeiras colocações. A rádio chegou a ocupar a vice-liderança em 2007, porém caiu com a criação da Beat 98. Hoje a FM supera em audiência a forte 93 FM 93.3, de programação evangélica.

A adulta JB FM 99.7 e a jovem Mix FM 102.1 seguem tranquilas no ranking geral. Isso porque nenhuma concorrente demonstra força para incomodá-las no Rio de Janeiro. Com isso as rádios continuam ocupando as mesmas posições há meses, sendo lugares de destaque no ranking de audiência carioca.

Ainda no adulto a Paradiso FM 95.7 reagiu pra cima da Antena 1 FM 103.7, ultrapassando a concorrente no ranking geral. Pode ser um sinal de que, a médio prazo, a JB FM possa a ter uma concorrente direta na briga pela liderança no segmento. A Paradiso foi a principal surpresa apontada pelo ranking.

Outra novidade importante no ranking carioca: CBN FM 92.5 supera a Bandnews FM 94.9. As mudanças realizadas em 2008 pelo Sistema Globo de Rádio auxiliaram nessa virada de jogo no Rio de Janeiro, única praça onde a Bandnews levava vantagem pra cima da CBN. A briga pode esquentar nos próximos resultados.

Entre as religiosas a Rede Melodia (atual Nova Melodia FM 97.3) segue na terceira colocação geral, com boa vantagem sobre a 93 FM 93.3. As demais rádios religiosas do Rio estão muito distantes dessas duas emissoras.

Confira o ranking geral (Fevereiro a Abril/2009, todos os dias, 05h-00h)

01 – FM O Dia FM 100.5
02 – Beat 98 FM 98.1
03 – Nova Melodia FM 97.3
04 – Nativa FM 96.5
05 – 93 FM 93.3
06 – JB FM 99.7
07 – Mix FM 102.1
08 – Paradiso FM 95.7
09 – Antena 1 FM 103.7
10 – MPB FM 90.3
11 – 107 FM 107.1
12 – Rede Aleluia FM 105.5
13 – Transamérica Pop FM 101.3
14 – Catedral FM 106.7
15 – Costa Verde FM 91.7
16 – CBN FM 92.5
17 – Bandnews FM 94.9
18 – Gospel FM 107.9
19 – Oi FM 102.9
20 – Nossa Rádio FM 89.3
21 – 104,5 FM 104.5
22 – Mec FM 98.9
23 – Roquete Pinto FM 94.1

Exclusivo: Missão Impossível estréia na rede Jovem Pan 2

O programa “Missão Impossível”, anteriormente transmitido apenas pela Jovem Pan 2 FM 100.9 de São Paulo, estreou ontem em rede nacional. O programa estreou em novembro do ano passado, apresentado por Evandro Santo (Christian Pior) e Lígia Mendes. A atração tem como finalidade ajudar de forma bem humorada os ouvintes com seus relacionamentos amorosos. A estréia nacional foi ontem à noite.

O Missão Impossível passa a ocupar a grade do domingo a noite na Jovem Pan 2, espaço que não tinha nenhum programa interativo desde o encerramento do lendário “Torpedo da Pan”, apresentado por celebridades famosas pela TV, como Luciano Huck e Andriane Galisteu.

O horário do Missão Impossível ficou o seguinte: das 21h00 às 23h00, todos os domingos. Toda a rede Jovem Pan 2, inclusive a matriz 100.9 FM de São Paulo (rádio que possui 80% da sua grade trabalhando como local) transmitem o programa.

http://www.heligaz.com.br/mediac/400_0/media/JOvem$20Pan$20FM.jpg

Twitter: nova ferramenta de interatividade das rádios

O “Twitter”, a mais nova febre da internet, virou uma importante ferramenta de interatividade para as rádios. O sistema concentra um grande número de usuários brasileiros, sendo em sua maioria pessoas jovens, publico alvo das rádios de gênero pop. Rádios como Jovem Pan 2, Mix, Educadora FM de Campinas já estão no sistema.

Através do Twitter a emissora pode interagir com o ouvinte e vice-versa. No caso da Jovem Pan 2 o Twitter é utilizado pelo programa humorístico Pânico e o serviço auxilia no envio de perguntas a convidados da atração, entre outras formas de participação. Rádios adultas e "all news" como Nova Brasil, Bandnews e Antena 1 também adeririam ao sistema do Twitter.

Os micros mensagens gerados por seus usuários proporcionaram um crescimento de 900% da ferramenta em 2008, segundo dados do prêmio Webby Awards.

Em breve, o Portal da HiTS também estará no Twitter.

http://www.2008beijingolimpics.com/wp-content/uploads/2008/08/twitter_logo.png

domingo, 10 de maio de 2009

Rádio Bandeirantes completa 72 anos no ar

No último dia 6 de maio a Rádio Bandeirantes AM 840 de São Paulo completou 72 anos no ar. Uma das principais e mais tradicionais emissoras de rádio do Brasil, matriz de uma rede com mais de 80 afiliadas, estreou em 1937 na capital paulista e hoje opera também em 90.9 FM (estação de São Bernardo do Campo) e em ondas curtas (6090kHz, 9645kHz e 11.925kHz).

A Bandeirantes iniciou suas transmissões com o nome-prefixo de PRH-9. Segundo fontes da própria rádio e de Marcelo Bedene (Clube DX Paraná) foi na voz de Joaquim Carlos Nobre que a emissora entrou na ar pela primeira vez, com a seguinte frase: "Boa Noite, Senhoras e Senhores. Está no ar a Rádio Bandeirantes, a nova e esperada emissora de São Paulo".

Hoje a Rádio Bandeirantes ocupa a terceira colocação geral em audiência na pesquisa AM de São Paulo (Instituto Ibope), além de manter bons índices em FM (tanto na capital como na Baixada Santista).

A emissora foi o ponta pé inicial para o grupo Bandeirantes chegar nas atuais condições, com rádios no interior paulista e outros estados, além de seis FMs na capital (Band FM 96.1, Bandnews FM 96.9, SulAmérica Trânsito FM 92.1, Nativa FM 95.3, Mitsubishi FM 92.5, além da Bandeirantes em 90.9 FM).

http://www.maurogodoy.com.br/images/Bandeirantes%20logo.jpg

Exclusivo: Mania FM assume frequência da 104

Após um desempenho ruim no ranking de audiência da capital federa, a 104 FM 104.1 de Brasília, rádio que recentemente foi arrendada, iniciou no dia 1º de maio a sua nova grade de programação, levando ao ar o nome de Mania FM, porém segue em caráter experimental.

Um grupo de 5 radialistas esteve nos estúdios comandando a transição das emissoras: Rodrigo Dourado (coordenador da JK FM 102.7), Dodô (coordenador da Mix FM 88.3), Baby Face e Duda (locutores da JK FM) e pelo apresentador de televisão e radialista Toninho Pop. Pop, segundo bastidores, arrendou a emissora pelo valor de R$ 3 milhões.

A rádio entrou naquele momento em caráter experimental, sem locutores por 15 dias. Só aparece uma chamada dizendo: "vem aí uma nova emissora que vai tocar o seu coração". A programação que está no ar é baseada no sertanejo universitário (duplas como Jorge & Matheus, João Neto & Frederico, entre outras).

A redação ainda não possui detalhe sobre as novas contratações. Alguns nomes já conhecidos estão assegurados na nova emissora, como os radialistas Paulinho Campelo (que estava na 103 FM, futura Mix FM 103.1 do Recife) e Lucas Neto (que estava na Rádio Globo AM 1160).

Cogitava-se até então, que a 104 FM entraria na rede Oi FM (de propriedade da operadora de telefonia Oi). A Oi está chegando à Brasília a partir do próximo dia 17 de maio, por meio da Brasil Telecom.

Brasília também recebeu outras novidades como a estréia da Força Área FM 91.1, conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio.com.

Audiência SP: Band FM segue crescendo. Tupi lidera com folga

Confira o mais recente resultado de audiência entre as rádios FMs de São Paulo, segundo dados do Instituto Ibope. A pesquisa abaixo é a mais abrangente e serve de parâmetro real para a comparação de audiência entre todas as emissoras, sendo o filtro das 05h-00h, todos os dias. Neste resultado a Tupi FM 104.1 tranquila na liderança geral, mantendo uma boa vantagem em relação à Nativa FM 95.3.

A audiência da Tupi FM deu uma recuada significativa em relação ao período anterior, situação também presenciada no índice da Nativa FM. A terceira geral, Transcontinental FM 104.7 também deu uma recuada, possibilitando uma aproximação maior da Mix FM 106.3, rádio que no filtro comercial (06h-19h) já ocupa a terceira colocação geral, mesmo com um leve recuo na pesquisa das 05h-00h.

A Gazeta FM 88.1 apresentou uma ligeira melhora, possibilitando que a rádio defenda sua atual posição (quinta geral). A 89 FM 89.1 melhora levemente seu índice, sendo o suficiente para ultrapassar as rádios Alpha FM 101.7 e 105 FM 105.1 no geral. A Band FM 96.1 segue crescendo e ganhou mais uma posição, ultrapassando a jovem Metropolitana FM 98.5, rádio que vê a aproximação de mais uma concorrente, a Jovem Pan 2 FM 100.9.

A Jovem Pan 2 melhorou timidamente seus números em relação a pesquisa anterior, mesmo assim é um fato que manteve o crescimento da emissora em São Paulo. Situação diferente de grande parte das rádios da capital, já que no geral o meio rádio FM obteve um recuo de aproximadamente 100 mil ouvintes na média geral, sendo uma oscilação comum do mercado.

Outras duas rádios apresentaram grande recuo: CBN FM 90.5 perdeu posições, porém a maior queda foi da Tropical FM 107.9, rádio de está mais distante do “top 10” do ranking geral.

Os resultados são do período que compreende os meses Fevereiro a Abril/2009 (05h-00h, todos os dias).

Curiosidade: Veja as quatro melhores colocadas de cada segmento:

Adulto Contemporâneo/”All News”
01 – Alpha FM 101.7
02 – Nova Brasil FM 89.7
03 – Antena 1 FM 94.7
04 – CBN FM 90.5

Jovem
01 – Mix FM 106.3
02 – 89 FM 89.1
03 – Metropolitana FM 98.5
04 – Jovem Pan 2 FM 100.9

Popular
01 – Tupi FM 104.1
02 – Nativa FM 95.3
03 – Transcontinental FM 104.7
04 – Gazeta FM 88.1

Religioso
01 – Vida FM 96.5
02 – Nossa Radio FM 91.3
03 – Rede Aleluia FM 99.3
04 – Musical FM 105.7

Confira o ranking geral:

01 – Tupi FM 104.1
02 – Nativa FM 95.3
03 – Transcontinental FM 104.7
04 – Mix FM 106.3
05 – Gazeta FM 88.1
06 – 89 FM 89.1
07 – Alpha FM 101.7
08 – 105 FM 105.1
09 – Band FM 96.1
10 – Metropolitana FM 98.5
11 – Jovem Pan 2 FM 100.9
12 – Nova Brasil FM 89.7
13 – Vida FM 96.5
14 – Kiss FM 102.1
15 – Antena 1 FM 94.7
16 – Tropical FM 107.9
17 – Nossa Rádio FM 91.3
18 – Rede Aleluia FM 99.3
19 – CBN FM 90.5
20 – Energia 97 FM 97.7
21 – Imprensa FM 102.5
22 – Transamérica Pop FM 100.1
23 – Terra FM 98.1
24 – Bandeirantes FM 90.9
25 – Bandnews FM 96.9
26 – Musical FM 105.7
27 – Eldorado FM 92.9
28 – Mundial FM 95.7
29 – Cultura FM 103.3
30 – 107 FM 107.3
31 – SulAmérica Trânsito FM 92.1
32 – Deus é Amor FM 97.3
33 – Mitsubishi FM 92.5
34 – Oi FM 94.1
35 – Usp FM 93.7
36 – Ômega FM 106.9

Rádio Brasil realiza mudanças na orientação musical

A Rádio Brasil, emissora voltada ao público jovem e integrante do Tudo Rádio.com, anuncia a realização de mudanças importantes em sua orientação musical e grade de programação. Com a finalidade de preparar a emissora para uma nova fase a direção artística sentiu a necessidade de reorientar a rádio, conforme os anseios atuais do público jovem.

“As rádios jovens, exceto as redes nacionais, estão envelhecendo e não percebem isso. O playlist musical dessas emissoras executa musicas que já completaram mais de 15 anos de idade, ou seja, produções de pouco interesse dos jovens e que caracteriza um pé no gênero adulto”, explica Daniel Starck, diretor da rádio online.

O playlist musical da Brasil foi reorganizado, porém ainda faltam outras etapas a serem concluídas. O processo como um todo, incluindo mudanças na grade (estréia de novas atrações) deverá terminar apenas em junho. Segundo Starck os ouvintes já sentem a diferença na rádio.

“A idéia é tornar a emissora mais jovem, mais animada e atual. Claro que não vamos abandonar a linha de trabalho que chamamos de pop rock, porém esse gênero se atualizou. A emissoras brasileiras abandonaram esse estilo ou envelheceram demais”, afirma Daniel. O novo projeto também está relacionado à publicação da emissora no IPhone, em conjunto com a Alias Móbile (www.aliasmobile.com.br) e a UPX (www.upx.com.br).

Saiba mais sobre a rádio acessando www.brasilwebradio.com

Exclusivo: Rede Transamérica inaugura nova página

Depois de alguns anos estacionado, o “Transanet” (portal de toda a Rede Transamérica) acabou de sofrer uma importante reformulação. As páginas das portadoras e emissoras próprias da rede ganharam uma nova versão, deixando o conteúdo da rádio mais moderno e atrativo.

O novo portal obedece um mesmo layout independente da emissora escolhida, porém cada área possui conteúdo próprio. As sessões de interesse de uma ou mais emissoras aparecem na mesma disposição nessas páginas. Também existem mapas com as emissoras da Transamérica no menu de contatos.

Antes dessas reformulações o ouvinte já tinha a possibilidade de conferir a programação da Transamérica com uma boa qualidade de áudio, independente da portadora ou emissora. Os serviços de streaming são responsabilidade da Telium (www.telium.com.br).

Conheça o novo portal da Rede Transamérica: www.transanet.com.br

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQeGHUZG8Z8L72_3vjMQ0F9ItsdWSbsJ3ET_m4oi29k6VK20tBT_i849otFd47NIf2jOD5O58L462hoCOzwA999oEZAcgseh4gklzzUQXeS29XzkMb6MrsAq95tvPmrNthEzwpKNl0WKI/s200/transamericafm.jpg

Nova Brasil investe em promoções e canais interativos

A Nova Brasil FM 89.7 de São Paulo anuncia investimentos em promoções, eventos e canais de interatividade para elevar seus índices de audiência. Preocupada em diminuir a diferença em relação à líder Alpha FM 101.7, além de manter a crescente apontada na pesquisa do Ibope no período anterior, a rádio segue realizando esses investimentos que se estendem à sua rede.

Promoções com nomes importantes da MPB, além de ações que sorteiam aos ouvintes ingressos para cinema (como a novidade americana X-Men: Origens/Wolverine) estão na pauta da rádio. Eventos exclusivos como o “Projeto Sons da Nova” (citado anteriormente no portal) movimentam a rede paulista. A rádio, a exemplo das emissoras jovens, também aderiu ao “Twitter”, uma nova ferramenta de interatividade via internet.

A Nova Brasil ocupa atualmente a segunda colocação em audiência no segmento adulto de São Paulo (dados do Instituto Ibope), além de manter números expressivos nas demais praças onde atua. Além da capital paulista a rádio está presente em Campinas (103.7 FM), Brasília (97.5 FM), Recife (94.3 FM) e Salvador (104.7 FM).

Saiba mais sobre essa movimentação na Nova Brasil acessando www.novabrasilfm.com.br

http://www.installengenharia.com.br/Helio/imagens/novabrasilfm.jpg

Promoção une rádio jovem e adulta em ação para o dias das mães

A agência MPM e a C&A celular em parceria com a 89 FM 89.1 e a Alpha FM 101.7, ambas de São paulo, emissoras que são controladas pelo mesmo grupo, optaram por uma promoção inusitada para o dia das mães. A promoção vai unir os universos adulto e adolescente em uma ação inédta que visa promover os produtos da marca e ao mesmo tempo em que interliga canais de comunicação de públicos bem diferentes.

A mecânica da promoção é a seguinte: o filho liga para a 89 FM emissora focada no público jovem), faz uma declaração para sua mãe e lhe dedica uma música, que será veiculada na rádio Alpha FM (emissora cujo conteúdo é direcionado ao público adulto). Os filhos autores das melhores mensagens concorrerão a aparelhos de celular Nokia, marca apoiadora da iniciativa.

Os vencedores serão divulgados no próximo domingo, 10 de maio, Dia das Mães, com um link ao vivo entre as duas emissoras de rádio.

http://ligaintercolegial.com.br/galeria/foto/89fm_fundobranco.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4vZ7Xpl7QfA9XqzQumt9leV98EomLODPdznWB8GAtt5hmzoe4TjPvckRvimCkRrXsHtNNrvx0B5IQaN20Okcr5YLGqcjvOobIv4eQ8c_i_Q-NMUEwxoCzVo189ih2HMI5_628Qau8zo0/s400/AlphaFM-Novo-790162.jpg

Exclusivo: JB FM inaugura seu aplicativo no IPhone

A JB FM 99.7, rádio líder de audiência no segmento adulto no Rio de Janeiro (dados do Instituto Ibope), estreou ontem seu aplicativo na Apple Store. Isso significa que qualquer pessoa que tenha os aparelhos IPhone e ITouch poderão ouvir ao vivo a programação adulta da emissora em qualquer lugar que tenha redes 3G, Wi-Fi, Edge e GSM para conexão via internet.

Outra rádio do grupo da JB, a Cidade Web Rock (emissora virtual originada a partir do fim da antiga Cidade FM, atual Oi FM 102.9) também está disponível através desse sistema. Nos próximos dias estarão disponíveis os aplicativos da 89 FM 89.1 de São Paulo e da Rádio Brasil do Tudo Rádio.com.

Esses aplicativos são produzidos pela Aliás Móbile (www.aliasmobile.com.br) com parceria da UPX (www.upx.com.br).

Clique aqui para baixar os aplicativos das rádios brasileiras, inclusive da JB FM.

http://www.omelhordobairro.com.br/novaiguacu-centro/userfiles/image/Radio/JB_FM.jpg

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Exclusivo: Estréias em Uberlândia

O Grupo Paranaíba realizou ontem duas estréias que deverão movimentar o mercado radiofônico de Uberlândia, principal cidade do interior de Minas Gerais. A primeira delas é a estréia oficial da Extra FM 101.9, rádio popular que substituiu a Oi FM no dial. A segunda é a afiliada da Jovem Pan no dial AM da cidade, em 780 KHz.

A Extra FM é uma rádio que pertence ao mesmo grupo que controla a Extra FM 103.9 de Belo Horizonte. É uma parceria entre a empresa da capital e a Paranaíba de Uberlândia. A emissora obedecerá ao formato criado e trabalhado pela emissora da capital mineira. Novos estúdios estão sendo construídos para abrigar a FM. Foram contratado cinco locutores, sendo que quatro deles já participaram da Paranaíba FM 100.7, principal rádio do grupo.

A rede Jovem Pan AM contará em Uberlândia com uma equipe local composta por quatro jornalistas e apresentadores. Assim a emissora mineira contará com nove horas de programação local totalmente voltada ao jornalismo.

A administração do grupo Paranaíba (rádios) ficou da seguinte maneira: Joca Ribeiro, (direção geral), Danilo Rocha (gerência artística), Léo Marques (coordenação de locutores) e Danilo Caixeta (Jornalista responsável pelo conteúdo Jovem Pan AM).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGqZxIbaLKW6bYPcsf5FjWOjjTnmzHkcUJDEYoC5aojVuxlP7DMDn84YOHXCimJS1vCBqWXfhyphenhyphenMwGuYvO15M2xetIZw1dI52roDWK1mL7LYXkAA7zuv-OtF5JlhD4PdAUh9BAAEzBF2WO3/s320/jp.jpg

Recife: segmento jovem ganha novo fôlego

Conforme noticiado anteriormente no Portal da HiTS, a Mix vai estrear uma afiliada no Recife, a partir de 1º de junho em 103.1 FM. Essa novidade deverá movimentar o segmento jovem da capital pernambucana, obrigando novos investimentos por parte das FMs que atuam com esse foco de programação.

Atualmente a líder no segmento jovem é a Jovem Pan 2 FM 95.9, rádio que não encontra grandes dificuldades para manter essa posição de destaque no Recife, mesmo com as presenças de Transamérica Pop FM 92.7 e Oi FM 97.1. Com a chegada da Mix, rádio que atualmente é a principal concorrente nacional da Pan, a disputa poderá ficar mais acirrada, com boas possibilidades de sucesso para ambas as rádios.

O mesmo já ocorre em outras capitais nordestinas. A Jovem Pan 2 e a Mix disputam a audiência de praças como Maceió e Fortaleza. Na capital cearense o quadro é parecido com o Recife, com quatro emissoras jovens operando no dial, sendo uma média nacional para cidades de médio e grande porte.

A única capital de estado no Nordeste que possui um segmento jovem frágil é Salvador, com apenas a presença da programação jovem da Transamérica Pop em 100.1 FM quando ela está em rede. Em Natal a cidade não possui nenhuma afiliada de rede, porém conta com a local Tropical FM 103.9. Aracaju, Teresina e São Luís são servidas por afiliadas bem estruturadas da Jovem Pan 2, enquanto João Pessoa possui uma das primeiras retransmissoras da Mix.

http://www.portaldapropaganda.com/imagens_portal/p1/aboutnews/2007/39/0023/imagem_editor_visual_ext/Mixfm_pop.jpg

Rádio Atlântida muda a sua programação

A Atlântida FM 94.3 de Porto Alegre, e as outras 12 emissoras que compõe sua rede nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, anuncia mudanças importantes em sua grade. As alterações serão realizadas a partir da semana que vem e tomarão o programa humorístico Pretinho Básico como “base” definitiva da programação da rede.

O Pretinho Básico e seu formato de humor passam a ser em definitivo o carro chefe da rádio. Nas manhãs da rede sulista (das 6h00 às 7h00) o coordenador da Atlântida, L. Potter, comandará uma nova atração, seguida por outra novidade que será comandada por Porá, um dos integrantes do Pretinho Básico.

Outra mudança significativa fica com o período da noite. O Pretinho Básico ganha mais uma reprise diária, sendo transmitido a partir das 23h00. Já o Pijama Show (atualmente no ar das 22h00 às 2h00), retorna ao horário tradicional que consagrou o programa, indo ao ar das 00h00 às 4h00. O Pijama Show é comandado pelo Mr. Pi (Everton Cunha) e completa em 2009 11 anos no ar.

http://www.assistenciatecnica.adm.br/atlantida.gif

terça-feira, 5 de maio de 2009

Promoção da Rádio Globo já tem os primeiros selecionados

Os estudantes de jornalismo Amanda Viana, no Rio de Janeiro, Patrick Rafael Vaz Pereira, em Belo Horizonte, e Lucas Pastore de Oliveira, em São Paulo, são os três primeiros selecionados para o projeto “Repórter por um jogo”, da Rádio Globo, na semana de 4 a 10 de maio.

Os selecionados vão participar de reuniões de pauta, acompanhar programas esportivos, fazer a cobertura de clube acompanhados de repórteres da emissora, escrever e gravar matérias e, no fim de semana, atuar ao vivo como repórter em partidas de futebol do Campeonato Brasileiro, diretamente nos estádios.

No total, no mês de maio, 12 estudantes participarão do projeto, quatro em cada praça que possui emissoras próprias da rede popular do Sistema Globo de Rádio. Ao final, todos receberão um certificado da Rádio Globo, bola de futebol, camisa e outros brindes da emissora.

http://jorge.eduardo.zip.net/images/globobrasilII.JPG

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios